Resenha: Proibido.

Livro: Proibido 

Título original: Forbidden

Editora:Tabitha Suzuma

Páginas:304 

Ano:2014

Gênero: Romance.









Sinopse:'' Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de
uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.

Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.

Eles são irmão e irmã.

Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade. 
''


Resenha 

Oii galera, hoje venho falar de um livro polêmico e incrivelmente bem escrito. Proibido é o típico romance que nos faz pensar, e o tópico a ser pensado não é fácil de ser digerido ou aceito. O incesto é algo chocante e tratado de maneira aberta durante todo o livro mas, por ser um assunto delicado do qual não costumamos ouvir, as vezes é difícil encarar a história de amor entre Maya e Lochan. Confesso a vocês que ficava imaginando que eles eram um casal normal durante a leitura porque pensar neles como irmãos era bem difícil. E justamente pelo fato de o enredo da Tabitha ser tão bom é quase natural imagina-los como um simples casal. 






Quando li uma resenha desse livro a um tempo atrás fiquei curiosa no ato pra ler, a resenhista porém dizia ser complicado aceitar algo tão absurdo, mas por incrível que pareça isso se mostrou quase possível depois de um tempo. A certo ponto da leitura eu realmente torcia pra eles conseguirem seu final feliz juntos, e chorei junto com os personagens a cada vez que isso se mostrava impossível. Mas era quando as cenas mais intimas se desenrolavam que eu fazia o que disse acima e os imaginava como um casal qualquer.

Além do incesto, a autora fala de abandono paternal e os  sofrimentos infringidos à crianças negligenciadas por estes que as deveria proteger, o que infelizmente é algo que sabemos ocorrer muito em nosso mundo real. Tabitha nos dá uma vertente que pode ser causadora desse amor vivido pelos dois irmãos que por sofrer em um relacionamento abusivo com sua mãe, poderiam ter danos psíquicos que lhes daria essa "sensação" de estar apaixonado pelo outro. Os outros personagens da história, o pequeno Tiff, a adorável Willa e o complicado Kitt nos dá um pouco do outro sentido do sofrimento, por serem pequenos demais pra entender o que de fato se passava ali.


''Não há leis nem limites para sentimentos. Nós podemos nos amar tanto e tão profundamente quanto quisermos. E ninguém, Maya,ninguém vai poder jamais tirar isso de nós.''



Eu poderia ficar falando de Proibido por horas com ineditismo, mas vou parando por aqui, te pedindo pra que leia essa história e reflita sobre cada assunto relatado. Depois conte pra gente nos comentários o que achou desse romance surpreendente. 


Espero que tenham gostado, beijos da Jess

Comentários